Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mitracarpus eritrichoides Standl. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-06-2012

Criterio: B1ab(ii,iii)+2ab(ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea de pequeno porte que se desenvolve em áreas de campo cerrado de ?Mato Grosso e Goiás. Com distribuição geográfica restrita, tem AOO de 12 km². É ameaçada pela perda de área de ocupação e qualidade do habitat, em consequência da expansão da fronteira agrícola em ambos os estados de ocorrência. Descrita em 1936, apresenta cinco coleções e está sujeita a duas situações de ameaça em Cuiabá (MT) e Faina (GO).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mitracarpus eritrichoides Standl.;

Família: Rubiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Publ. Field Mus. Nat. Hist. Bot. Ser. 11: 223. 1936.

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil; ocorre nos Estados do Mato Grosso e Goiás (Souza, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas de pequeno porte, prostradas ou decumbentes (Souza et al., 2010). Ocorre em áreas de campo cerrado sobre solos de textura arenosa com concreções lateríticas (Souza et al., 2010).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade very high
Detalhes O acelerado processo de ocupação territorial doestado do Mato Grosso, com o avanço de suas fronteiras agrícolas e,fortalecimento dos setores produtivos, tem exercido um forte impacto sobreo meio ambiente, não só em decorrência das atividades extrativistas, mas também daquelas originárias da intensificação do uso do solo, atingindo os ecossistemas e, conseqüentemente avariabilidade de espécies, levando-as à extinção (Fachim; Guarim, 1995).

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade very high
Detalhes Adegradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espéciesexóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade. A partir de ummanejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais desoja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25 ton/ha/ano.Aproximadamente 45.000 km² do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde aerosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130 ton/ha/ano. O amplo uso degramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial àbiodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dosecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmentelimpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogongayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf eMelinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura). Metade das pastagensplantadas (cerca de 250.000 km² - uma área equivalente ao estado de São Paulo)está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzidacobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Espécie ocorre em unidade de conservação: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Estado do Mato Grosso (Souza et al., 2010).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo considerada uma espécie com Dados Deficientes (DD) para a avaliação de risco de extinção.

Referências

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade. Conservação Internacional, p.147-155, 2005.

- FACHIM, E.; GUARIM, V.L.M.S. Conservação da Biodiversidade: espécies da flora de Mato Grosso., Acta Botanica Brasilica, p.281-287, 1995.

- SOUZA, E.B.; CABRAL, E.L.; ZAPPI, D.C. Revisão de Mitracarpus (Rubiaceae - Spermacoceae) para o Brasil., Rodriguésia, Rio de Janeiro, v.61, p.319-352, 2010.

- SOUZA, E.B. Mitracarpus eritrichoides in Mitracarpus in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB038966>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Mitracarpus eritrichoides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mitracarpus eritrichoides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 08/06/2012 - 19:37:50